► 'O Amigo das Crianças'

This is a special page to talk about a Lutheran bimonthly magazine called "O AMIGO DAS CRIANÇAS" ("The Children's Friend"). It is distributed to children throughout Brazil by the Publishing House Sinodal and which I'm responsible for the treatment, composition, layout, finishing and illustrations since 2006. That means more than 40 magazines now! So be my guest to see part of the process of making it in here.
 _____________________________________

Resolvi dedicar um espaço exclusivo aqui no meu blog para um cliente que - vocês vão concordar comigo - tem sido muito especial. Isso, porque desde 2006 traçamos juntos uma trajetória linda de muito profissionalismo. Tenho imenso orgulho em dizer que desenvolvo essa revista para a Editora Sinodal, chamada O AMIGO DAS CRIANÇAS, que em 2010 chegou na sua 30ª edição!


Nela, sou responsável pela diagramação do texto, layout e finalização para impressão em gráfica, bem como - claro - pelas ilustrações. Nesse último item, não posso deixar de comentar que pude contar com a participação especial do
artista gráfico Leandro Biershals em várias edições, evidenciando o tanto que a parceria enriquece e fortalece um projeto.


A revista é distribuída bimestralmente por todo o Brasil e feita para ensinar às crianças, da melhor forma possível, o pensamento cristão luterano. Contém 20 páginas onde se encontram textos bíblicos, atividades como palavras-cruzadas, caça-palavras, jogo dos erros, idéias para recortar e montar, histórias para a vida, curiosidades e muito mais - tudo desenvolvido e revisado pela excelente equipe de profissionais da IECLB!
Aqui, vocês podem ver algumas das capas que ilustrei no decorrer desses anos e que mais gosto:


 Como trabalhamos juntos desde a edição nº 0, com o tempo algumas alterações foram acontecendo. Você já deve ter notado por exemplo, que a logomarca da revista não é mais a mesma!
Num primeiro momento, criei uma tipia única que, confesso a vocês: gostava muito!


Mas sempre priorizando facilitar a leitura dos textos e a compreensão dos baixinhos sobre todos os tópicos e conteúdo da revista, o cliente achou necessário deixar ela assim:


Essas mudanças fazem parte do processo e também aconteceram em dados momentos, nas páginas internas da nossa revista. O resultado é que ela foi ficando cada vez melhor! Abaixo, vocês podem ver alguns exemplos de páginas internas da revista, todas ilustradas por mim.


O capricho com O Amigo, faz com que em datas especiais, como o Natal, alguns detalhes na capa e nas cartolas sejam acrescentados. Veja alguns deles abaixo:


No ano de 2010 foi a vez dos biscoitinhos:


Um charme só, não é mesmo?
Se tiverem interesse em adquirir exemplares e/ou presentear alguma criança com uma assinatura anual, basta entrarem em contato com a Sinodal! (clique na imagem abaixo para vê-la maior)


O Amigo das Crianças, como define a própria Editora, "é o nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador."

E para fechar essa homenagem com chave de ouro, fica o registro de parte da Equipe que cuida com tanto carinho para a revista acontecer: